Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Área do conteúdo

Defesa de Tese – Caracterização química, sensorial e avaliação de atributos externos de café arábica (Coffea arábica, L.) do tipo sombreado do Maciço de Baturité

Data da publicação: 1 de dezembro de 2022 Categoria: Sem categoria

Data: 20/12/2022 – 14h30min –

Autor(a):  Maria Flávia de Azevedo da Penha – Matr.: 392668

Banca Examinadora:

Profª. Dra. Maria do Carmo Passos Rodrigues – orientadora – UFC

Profª. Dra. Marina Cabral Rebouças – co-orientadora – IFCE

Prof. Dr. Carlos Eliardo Barros Cavalcante – IFCE

Profª. Dra. Janaína Maria Martins Vieira – UNILAB

Profª. Dra. Márcia Maria Leal de Medeiros – IFCE

Profª. Dra. Renata Paiva dos Santos – IFCE

Profº. Dr. Vanderson da Silva Costa – UFC

Local: VIDEOCONFERÊNCIA – Conforme Portaria Nº 231, de 08 de agosto de 2022, Gabinete do Reitor que regulamenta o exercício do semestre letivo de 2022.2.

Assista online – Para requerer o link para assistir a defesa de dissertação online como ouvinte (PROIBIDO MANIFESTAÇÃO – manter câmara e microfone desligados), você deve enviar e-mail para ppgcta@ufc.br até 04 horas antes do evento.

Resumo:

O Brasil se destaca como maior produtor mundial de café, e o Ceará apesar de não ser um dos maiores produtores, possui uma história com a produção cafeeira. A qualidade do café é definida a partir de características da matéria-prima bem como do processamento, fatores que determinam a formação da composição química do café e afeta a qualidade sensorial da bebida. Assim o objetivo desta pesquisa é realizar a caracterização quimica, sensorial e avaliação de atributos externos do café arábica (Coffea Arábica) do tipo sombreado obtido de produtores do maciço de Baturité. Para tal foi realizado análises de grupo de foco com 24 avaliadores para caracterizar o café e fazer um levantamento de termos descritores de aparência, aroma, sabor, textura e residual para a ficha sensorial do CATA, aplicou-se o teste Q de Cochran e análise de correspondência nos resultados do CATA . Dos termos descritivos presentes na ficha CATA apenas cinco (cor preto, aroma de café, aroma de amendôas, textura encorpado, residual doce) foram significativos estatisticamente (p<0,05) para diferenciar as amostras. Nas análises de umidade e acidez apenas a amostra C apresentou diferença significativa das demais, para pH não houve diferença significativa entre as amostras e para sólidos solúveis todas as amostras apresentaram diferença significativa entre elas. Na análise de aceitação global as médias hedônicas ficaram na nota correspondente a nem gostei nem desgostei e apesar deste resultado os julgadores afirmaram que comprariam as amostras B, C e D e não comprariam a amostra A. Os resultados demostraram que os julgadores não aceitaram e nem rejeiraram as amostras, e também demonstrou que os participantes não conseguiram identificar diferença significativa entre os cafés analisados.

Palavras Chave – CATA, Consumidor, Aceitação.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo