Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Área do conteúdo

Defesa de Tese – Embalagens alimentícias eco-friendly com nanofibras de celulose bacteriana e óxido de carbono amorfo hidratado: obtenção, processamento e propriedades dos materiais

Data da publicação: 9 de setembro de 2025 Categoria: Sem categoria

Data: 06/10/2025 – 8h30 –

Autor(a):  Kelvi Wilson Evaristo Miranda – Matr.: 507209

Banca Examinadora:

Profª. Dra. Lucicléia Barros de Vasconcelos Torres – orientadora – UFC

Prof. Dr. Julio César Ugocini – UFLA

Profª. Dra. Andrêssa Maria Medeiros Teóphilo Galvão – (UNILAB)

Profº. Dr. Francisco Rogêrio da Silva Mendes – (UECE)

Profª. Dra. Luana Guabiraba Mendes – (IFCE)

Local: SALA DE AULA DO PPGCTA e em AMBIENTE VIRTUAL – Plataforma Meet.

Assista online – Para requerer o link para assistir a defesa de dissertação online como ouvinte (PROIBIDO MANIFESTAÇÃO – manter câmara e microfone desligados), você deve enviar e-mail para ppgcta@ufc.br até 04 horas antes do evento.

Resumo:

Esta pesquisa objetivou desenvolver uma embalagem eco-friendly sustentável através do uso de nanofibrilas de celulose bacteriana obtidas de resíduos de agroindustriais e óxido de carbono amorfo hidratado de origem vegetal. A pesquisa foi realizada em três etapas: (i) obtenção e caracterização de nanofibrilas de celulose bacteriana (BCN) a partir de fontes alternativas de carbono fermentável dos resíduos agroindustriais de graviola (Annona muricata L.) e jenipapo (Genipa americana L.) das regiões tropicais da Amazônia brasileira, através de rota fermentativa estática; (ii) investigação do processamento de uma suspensão óxido de carbono amorfo hidratado de origem vegetal (HSACO) via cavitação ultrassônica em meio hidroalcoólico, otimizando as condições para obtenção de dispersões nanoestruturadas estáveis, com propriedades funcionais e de segurança biológica; e (iii) desenvolvimento de uma embalagem eco-friendly com HSACO e BCN, através do método casting descontínuo, como solução viável e estratégica no âmbito das esferas econômica, ambiental e social. Foram utilizadas duas matrizes poliméricas distintas: proteica (gelatina) e sintética (poli(álcool vinílico) – PVA). Na etapa I, as fontes alternativas se mostraram viáveis na formação de BCN, sendo soluções ecológicas, sustentáveis e econômicas, devido a biodisponibilidade na produção de biomateriais. As BCN apresentaram índice de cristalinidade superior à 75%, formada por uma rede de micro, submicro e nanoestruturas de forma handômica. Na etapa II, a cavitação ultrassônica na HSACO se mostrou eficiente, formando uma suspensão estável, condutivo, polidisperso (PDI 3,0), em 30 %W por 120 min. Organização estrutural similar ao óxido de grafeno e óxido de grafeno reduzido, com nanoestruturas isoladas <100 nm. Além disso, não houve mortalidade ou alterações anatômicas no teste de toxicidade aguda em Danio rerio (zebrafish). Por fim, na etapa III, a incorporação de HSACO e BCN de jenipapo nas matrizes poliméricas (gelatina e PVA), resultou em embalagens com excelentes propriedades de barreira à radiação UV, mantendo altos níveis de transparência. Adicionalmente, as propriedades mecânicas foram aprimoradas quanto à tenacidade, resistência à tração e elasticidade dos materiais com a incorporação de 5,0% (v/v) de BCN. Tais resultados demonstram que as embalagens desenvolvidas são tecnologicamente viáveis. A incorporação de HACO e BCN, oriundos de fontes sustentáveis, como nanoaditivos de reforço confirma o significativo potencial científico, tecnológico e inovador desta abordagem para o desenvolvimento de novos materiais para a indústria de alimentos.

Palavras-chave:

sustentável; filme casting; biopolímero; polímero sintético.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo