Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Área do conteúdo

Projetos de Pesquisa

 

Linha de Pesquisa: C&T de Produtos de Origem Animal

CIÊNCIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS ANÁLOGOS A PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
Estudo e desenvolvimento de tecnologias e produtos vegetais à base de plantas, análogos a produtos de origem animal. Alternativas de carne, laticínios, ovos, entre outros, à base de plantas ou vegetais que se apresentem como substitutos potenciais para alimentos de origem animal.
ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS E PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR EM ALIMENTOS DE ANIMAL
Utilização de técnicas sensoriais para o desenvolvimento de novos produtos de origem animal e para avaliar a aceitação e preferência do consumidor relacionadas a produtos destinados à alimentação.
PROCESSAMENTO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL
Avaliar a qualidade e estabilidade das características físicas, químicas, bioativas, microbiológicas e sensoriais de matérias-primas e produtos processados de origem animal, assim como seus subprodutos, destinados à alimentação humana, ao preparo de rações animais e ao desenvolvimento de novos produtos de alto valor agregado.

 

Linha de Pesquisa: C&T de Produtos de Origem Microbiana e Enzimática

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA E DA SEGURANÇA ALIMENTAR DE PRODUTOS DESTINADOS À ALIMENTAÇÃO
Avaliação da qualidade e da segurança alimentar de produtos destinados à alimentação através de análises microbiológicas
DESENVOLVIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS PARA O PROCESSAMENTO DE ALIMENTOS E RESÍDUOS DA AGROINDÚSTRIA
Desenvolvimento de tecnologias inovadoras para o processamento de alimentos e resíduos agroindustriais e concepção de novos produtos: utilização de ultrassom, filtração por membrana, plasma frio, análise de imagem e utilização de substratos alternativos em processos fermentativos e enzimáticos, entre outros.
DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS
Objetivos – Utilização de microrganismos e enzimas para o desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos visando à obtenção de produtos e insumos para a indústria de alimentos, alimentos fermentados, destilados e produtos de alto valor agregado.

 

Linha de Pesquisa: C&T de Produtos de Origem Vegetal

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL
Estudo da qualidade e manutenção das características físicas, químicas, bioativas, microbiológicas e sensoriais de matérias-primas e produtos de origem vegetal submetidos a diferentes tipos de processos e armazenamentos.
EFEITO DO PROCESSAMENTO PARA OBTENÇÃO DE PRODUTOS DERIVADOS DE FRUTAS
Avaliação da qualidade e estabilidade de produtos desenvolvidos a partir do processamento de frutas.
ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS E PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR EM ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL
Utilização de técnicas sensoriais para o desenvolvimento de novos produtos vegetais e para avaliar a aceitação e preferência do consumidor relacionadas a produtos destinados à alimentação.
ESTUDO DE AMIDOS RESISTENTES E DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS PARA PANIFICAÇÃO
Estudar a modificação de amidos e matérias-primas amiláceas, assim como a utilização de novas matérias-primas para o desenvolvimento e aprimoramento de produtos para panificação.
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NO PROCESSAMENTO DE BEBIDAS DERIVADAS DE FRUTOS TROPICAIS
Estudos sobre as possibilidades de uso de frutos tropicais para promover a inovação de produtos e processos no desenvolvimento de sucos, polpas, extratos e bebidas derivadas.
NOVAS EMBALAGENS PARA ALIMENTOS: ALTERNATIVAS À REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL E DESPEDÍCIO DE ALIMENTOS
O setor agroindustrial é uma fonte de matrizes biopoliméricas; inclusive, podem ser incluídas neste grupo matrizes de baixo custo, quando estas são provenientes dos resíduos orgânicos gerados. Soluções inovadoras através da nanotecnologia, podem potencializar e ampliar as propriedades bioativas (antimicrobiana, antifúngica, antioxidante) de materiais, resultando em novas embalagens versáteis, sustentáveis e compatíveis. Neste contexto, o desenvolvimento de embalagens, filmes e revestimento e ainda a encapsulação de substâncias com propriedades bioativas correspondem a uma alternativa em potencial para minimizar o impacto ambiental com relação à geração de resíduos na área de alimentos, assim como também podem contribuir com o melhor armazenamento dos mesmos. O projeto objetiva formular alternativas ecológicas na área de embalagens envolvendo o setor produtivo, meio ambiente e sociedade.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo