Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos

Área do conteúdo

PROCESSO SELETIVO DOUTORADO 2026.1

EDITAL 010/2025/PPGCTA/UFC

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA) do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Ceará FAZ SABER que, no período de 03 DE NOVEMBRO A 17 DE NOVEMBRO DE 2025, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção de estudantes para o preenchimento de até 5 vagas na área de Concentração do Programa (Ciência e Tecnologia de Alimentos) no Curso de Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos para o semestre letivo de 2025.1, conforme aprovação da Coordenação do Programa em reunião extraordinária realizada em 29 de outubro de 2025 e aprovação do Colegiado do Programa em Plenária virtual realizada em 30 e 31 de outubro de 2025. Do total de vagas oferecidas, 3 vagas serão para ampla Concorrência e 2 vagas para Políticas de Ações Afirmativas direcionadas aos seguintes grupos que concorrerão entre si: pessoas autodeclaradas negras, pessoas autodeclaradas indígenas ou quilombolas e para pessoas autodeclaradas com deficiência. Tanto candidatos da Ampla Concorrência como candidatos beneficiados pelas Políticas de Ações Afirmativas devem observar todas as exigências indicadas neste edital. O preenchimento do total das vagas aqui indicadas, não é obrigatório.

Inscrição
As inscrições deverão ser realizadas, exclusivamente via internet de 03 DE NOVEMBRO de 2025 até às 23:59:59 horas do dia 17 DE NOVEMBRO DE de 2025. O aceite do pedido de inscrição do(a) candidato(a) está condicionado ao preenchimento do formulário eletrônico disponível na homepage https://si3.ufc.br/sigaa/public/programa/lista.jsf?aba=pacademico (aba processos seletivos strictosensu) e ao envio de todos os documentos solicitados no ítem 2.1 que DEVEM SER DIGITALIZADOS,PREENCHIDOS E ANEXADOS como ARQUIVO ÚNICO (tamanho máximo de 15MB), em formato PDF, ao sistema eletrônico de inscrição até às 23:59:59 horas do dia 17 DE NOVEMBRO DE 2025. O arquivo deverá ser nomeado da seguinte forma:
“Nº_CPF_NOME_DO_CANDIDATO.pdf”.

NÃO SERÃO ACEITOS FORMULÁRIOS OU ANEXOS PERTENCENTES A ESTE EDITAL QUE TENHAM SOFRIDO QUALQUER TIPO DE MODIFICAÇÃO (FORMATAÇÃO, EDIÇÃO, ESTRUTURA, ETC.).

Seleção

Os(a) candidatos(a) com inscrição deferida, concorrerão a uma das vagas do referido Edital.

A seleção dos(a) candidatos(a) consistirá em 2 (duas) ETAPAS,
1ª Etapa: Avaliação Curricular: Etapa eliminatória;
2ª Etapa: Avaliação do Plano de Pesquisa: Etapa eliminatória;

O edital estará disponível na homepage  http://www.si3.ufc.br/sigaa/public (aba processos seletivos stricto sensu)

Calendário do Processo Seletivo

19 de novembro de 2025 Publicação das inscrições deferidas e indeferidas

26 de novembro de 2025 – Publicação da Banca de Seleção

Profº. Dr. Rafael Audino Zambelli – Presidente

Profº. Dr. Fabiano André Narciso Fernandes – Membro

Profº. Dr. Marcos Rodrigues Amorim Afonso – Membro

Profª. Dra. Juliane Döering Gasparin Carvalho – suplente

1º de dezembro de 2025 – Resultado da 1ª Etapa – Novo

04 de dezembro de 2025 – Resultado da 1ª etapa após interposição de recursos – NOVO

ATENÇÃO – Após a interposição de recursos houve ALTERAÇÃO NA CLASSIFICAÇÃO dos candidatos(as) aprovados(as) para 2ª etapa.

 

05 de dezembro de 2025 – Divulgação do cronograma de apresentação de projetos de tese – 2ª etapa – Doutorado

INSTRUÇÕES

Prezado(a) Candidato(a),

Comunicamos os procedimentos aprovados pela Comissão de Seleção para a 2ª etapa do processo seletivo – Edital 010/2025 – Seleção ao Doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos, que será realizado em 08 de DEZEMBRO de 2025 (segunda-feira) através da PLATAFORMA VIRTUAL MEET (https://meet.google.com/), conforme cronograma a seguir.

AVALIAÇÃO DO PLANO DE PESQUISA

1 – Apresentação oral através da PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEET com uso de slides ou similares ou apresentação oral sem uso de slides ou similares;

2 – Tempo para apresentação – até 15 (quinze) minutos;

3 – Tempo para questionamentos e respostas – até 10 (dez) minutos;

4 – A Secretaria do PPGCTA enviará por e-mail “cadastrado no sistema SIGAA” o link de acesso a Plataforma Meet.

5 – O(a) candidato(a) deverá acessar a sala de apresentação de defesa do plano preliminar de tese em até 2 (dois) minuto antes do horário informado para sua apresentação, conforme cronograma.

6 – Ao se apresentar aos membros da comissão de seleção, a(o) candidata(o) deverá obrigatoriamente apresentar o documento de identidade para validar sua autenticidade e ser iniciada a gravação.

7 – A ordem de participação de participação dos(as) candidatos(as) nesta etapa obedecerá à ordem de inscrição no exame de seleção. O não comparecimento do(a) candidato(a) IMPLICARÁ em sua desclassificação no processo seletivo.

 8 – Não será PERMITIDO ALTERAÇÃO NO HORÁRIO de apresentação do plano de pesquisa.

acesse o cronograma das apresentação

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo