Defesa de Dissertação – Desempenho e estabilidade de biossensor eletroquímico utilizando eletrodos descartáveis para detecção de Salmonella sp. em leite

Data de publicação: 12 de março de 2020. Categoria: Sem categoria

Data: 13/03/2020 – 14:00 horas –

Autor(a): Francisca Airlane Esteves de Brito

Banca Examinadora:
Profª.  Evânia Altina Teixeira de Figueiredo – (Orientadora)

Dra. Roselayne Ferro Furtado

Dra. Terezinha Feitosa Machado

Local: Sala de aula da PPGCTA – Bloco 858 – 1º andar – Campus do PICI/UFC.

Resumo:

As bactérias do gênero Salmonella são periodicamente associadas á doenças transmitidas por alimentos. A forma de detecção usualmente empregada é laboriosa e apresenta elevado consumo de material. Biossensores para Salmonella são métodos alternativos que têm apresentado resultados promissores. No entanto, seu desempenho pouco tem sido avaliado em amostras reais e  a estocagem destes dispositivos tem sido ignorada. Dessa forma, o objetivo deste estudo foi avaliar os parâmetros de funcionamento e de validação e estocagem de um biossensor eletroquímico utilizando eletrodos descartáveis (screen printed) para a detecção de Salmonella sp. em leite. Para isso, amostras de leite cru e UHT integral contaminadas foram avaliadas por método de referência para detecção de Salmonella e pelo biossensor. Os parâmetros de validação foram avaliados conforme recomendações da AOAC e foram: taxa de falsos positivos, taxa de falsos negativos, sensibilidade, especificidade e probabilidade de detecção (POD). Os eletrodos modificados e preparados para a detecção da bactéria foram estocados por 15, 30, 60, 90 e 120 dias em condição refrigerada (4 ºC) e ambiente (25 ºC) em solução comercial estabilizante e solução estabilizante formulada. O biossensor apresentou elevada probabilidade de detecção, 100 UFC. mL-1 em condição otimizada e 101 UFC. mL-1 em leite cru e leite UHT. A comparação com o método tradicional permitiu a determinação dos parâmetros de desempenho do biossensor. Os resultados obtidos indicaram sensibilidade de 100%, especificidade de 100%, taxa de falsos positivos e taxa de falsos negativos de 0% para os níveis de inoculação controle negativo, 103 UFC.mL-1 e 101 UFC.mL-1. Verificou-se existir diferença significativa entre as duas soluções estabilizantes e temperaturas avaliadas. A melhor condição encontrada para o armazenamento do biossensor foi em solução formulada e mantida sob refrigeração (4 ºC). Os biossensores estocados nesta condição apresentaram  5,0 % de perda da sensibilidade em 30 dias, 11,87% em 60 dias e 69,81% em 90 dias, quando pararam de detectar o patógeno.